Rui Veloso é sem margem para discussões um dos nomes maiores da música portuguesa, ao longo de décadas de carreira foi coleccionando um extenso rol de canções que reservaram o seu lugar na eternidade da história da nossa música.
Das canções mais populares que todos sabemos pelo menos trautear, passando por algumas das mais belas composições a que nenhum coração fica indiferente.
É justo, no entanto, dividir o mérito do seu sucesso com Carlos Tê, genial escritor de canções que mantém uma forte relação de cumplicidade com Rui Veloso.
Porto Sentido é para mim uma canção cuja proximidade da perfeição faz arrepiar a pele de quem, mesmo que por um só dia, contemplou ao vivo a cidade do Porto. Mais que uma canção, é o mais perfeito retrato cantado que podemos contemplar de tão belo lugar. Os sons e as palavras pintam na tela da paisagem Portuense o retrato perfeito da melancolia que mais parece inventada de uma cidade que respira o fulgor da vida na alegria da sua gente, na encantada sombra das suas ruas e no d’ouro que é o rio que no Porto cresce para o mar no auge da sua beleza.
Vale a pena atravessar a ponte, para no outro lado superar o choque do jeito fechado e sombrio e descobrir todo o brilho de uma cidade quem sabe receber que chega de novo, e que consegue roubar um pouco do coração de todos os que um dia se aventuraram a apaixonar-se por ela.