domingo, agosto 27, 2006

Herois esquecidos

Desta feita vou fugir ao padrão mais “clássico” da musica nacional indo ao encontro do rock moderno e inovador dos Ornatos Violeta.
Aqueles que conhecem bem o reportório dos Ornatos Violeta não têm duvidas em afirmar que se trata de uma da melhores bandas Rock Portuguesas de sempre.
Foi uma banda originária da cidade do Porto, que criou um rock alternativo com ritmos inovadores e letras muitos bem cuidadas.
Com dois álbuns publicados, depressa se tornou uma referência na música portuguesa do final dos anos 90. "
A explosão do seu sucesso deu-se em 1999 com o single “Ouvi Dizer”, e também "Capitão Romance" do álbum “O Monstro Precisa de Amigos”.
O líder da banda, Manuel Cruz, autor das letras é sem duvida um dos melhores interpretes Portugueses de maior virtuosismo. Uma dicção peculiar e um timbre muito próprio distinguem-no dos demais.
Os Ornatos Violeta terminaram em 2002. mas deixaram algumas das mais espectaculares musicas feitas em Portugal nos anos 90. Para os muitos fãs ficou a satisfação de terem aparecido os “Pluto” liderados pelo carismático M. Cruz e por mais um elemento dos Ornatos.
Esta musica não sendo uma das mais rodadas nas rádios é sem duvida uma das melhores e uma das minhas favoritas.
CHAGA



Foi como entrar
Foi como arder. Para ti nem foi viver
Foi mudar o mundo, sem pensar em mim
Mas o tempo até passou
E és o que ele me ensinou
Uma chaga pra lembrar que há um fim

Diz sem querer poupar meu corpo: "Eu já não sei quem te abraçou"
Diz que eu não senti teu corpo sobre o meu
Quando eu cair
Eu espero ao menos que olhes para trás
Diz que não te afastas de algo que é também teu
Não vai haver um novo amor
Tão capaz e tão maior
Pra mim será melhor assim
Vê como eu quero
E vou tentar
Sem matar o nosso amor
Não achar que o mundo é feito para nós

Foi como entrar
Foi como arder. Para ti nem foi viver
Foi mudar o mundo, sem pensar em mim
Mas o tempo até passou, e és o que ele me ensinou
Uma chaga pra lembrar que há um fim!

7 comentários:

Anabela disse...

... Ornatos era um projecto interessante, com boas letras... o surreal fica sempre bem, até fora de Rui Reininho.

... mas Pluto, não me parece.

No entanto é sempre bom ouvir o rapaz (gostei da participação dele com os Da Wiesel em "Casa").

* disse...

gosto!!!!!
apesar de um certo sotaque :-))

João Silva disse...

anabelacps, a colaboração em "casa" dos Da Weasel é de facto muito bem conseguida.
deixa-me também aconselhar um excelente tema a solo de Manel Cruz que se chama "nunca parto inteiramente".

Pluto não se compara de facto aos Ornatos, mas apenas quis deixar a dica para os mais curiosos investigarem.

João Silva disse...

monica, esse sotaque acaba por ser na minha modesta opinião) uma mais valia na diferencição do estilo da musica dos Ornatos.
Dá um certo tempero á musica...eheh

Os sotaques são uma coisa boa! São traços culturais que não devem ser disfarçados em prol de uma "normalização" do produto apresentado.

The Star disse...

Eheheh, Ornatos Violeta, um estilo inconfundível. Já não os ouvia há algum tempo. Vi-os uma vez ao vivo, há muuuuitos anos, na festa de inauguração da Virgin Megastore. Ainda alguém se lembra que a Virgin já esteve instalada em Lisboa? É para verem como já foi há um tempão atrás. :p
Espectáculo muito fixe esse. Na altura eram pouco conhecidos, estavam a dar os 1º’s passos na música, mas a sua qualidade era já inigualável. Quanto aos Pluto, nem sei se conheço as músicas deles. Talvez mos possas apresentar, João.
Beijocas.

gnoveva disse...

hey, não podia deixar de meter inveja: http://diariodigital.sapo.pt/disco_digital/news.asp?id_news=20428

... à borliuuu! :p

Andreia disse...

gosto imenso dos Ornatos.. nao consigo abrir a tua musica..
tb tenho andado com uns problemas no File Lodge