quarta-feira, setembro 27, 2006

Fruta madura

Os TORANJA são das raras bandas recentes em Portugal, que se conseguiram impor através da qualidade musical... contrariando a tendência do mercado da "imagem".
Com letras cuidadas, mas fortes, parecem assumir a veia poética como elemento fundamental da sua musica.

Esta música, “fogo e noite”, é um bom exemplo da harmonia entre uma boa letra e um estilo rock mais “old school”.
...eu gosto, vocês não sei!?!?



Fogo e noite

Aconteceu...Por me teres feito cego
Recordo o sabor da tua pele
E o calor de uma tela que pintámos sem pensar
Ninguem perdeu
Enquanto o ar foi cego
Despidos de passados Talvez de lados errados conseguiste-me encontrar

Foi dança...Foram corpos de aço
Entre trastes de guitarras
Que esqueceram amarras e se amaram sem mostrar
Foi fogoQue nos encontrou sozinhos
Queimou a noite em voltaPresos entre chama á solta, presos feitos p'ra soltar

Estava escrito
E o mundo só quis virar
A pagina que um dia se fez.... pesada!!
E o suor
Que escorria no ar
No calor dos teus labios
Inocentes mas sabios
No segredo do luar...

Não vai acabar
Vamos ser sempre paixão
Vamos ter sempre o olhar onde não há ninguem
Dei-te mais!
Valeu a pena voar....Estava escrito
E a noite veio acordar
A guerra de sentidos travada... num céu!

Nem por um segundo largo a mão
Da perfeição do teu desenho
E do teu gesto no meu....
Foi como sopro estranho.....
aconteceu...És noite em mim...És fogo em mim...És noite em mim...

7 comentários:

The Star disse...

Ó João, só tu para me apresentares música portuguesa da boa.
Dos Toranja só conhecia as músicas mais populares.
Para mim, eles são uma banda com boas letras, o Tiago Bettencourt tem uma voz belíssima, a música é boa, mas o conjunto, na minha humilde opinião, nem sempre funciona da melhor forma. É um tipo de música muito lento, e algo melancólico. Tenho de estar com espírito para a ouvir.
No entanto, esta música é lindíssima. Não tem o tom nostálgico que já me tinham habituado na sua música. É definitivamente a melhor música que já ouvi deles. Muito fixe mesmo.
Mais uma vez obrigada pela boa música que nos dás.

João Silva disse...

the star, é meu objectivo tentar fugir ao mais óbvio de cada artista.
Os hits todos conheçem! se fosse para os mostrar este espaço não fazia sentido.

Quanto aos toranja foram vitimas do seu próprio sucesso com a "carta", o seu 1º album "esquiços" está salpicado por grandes musicas que não apareceram nas "playlists" das radios e tv. Musicas essas em alguns casos bastante poderosas,noutros casos com ritmos quase "dançáveis", que contraria o estigma da melancolia quase "chorada" com que se tornaram famosos.

Caso não conheças ouve a música "cenário"...é uma autêntica bomba rock com um ritmo quase frenético.

bjs

Gabriela Barbosa disse...

PASSEI AQUI PRA DIZER QUE GOSTEI MUITO DO SEU NOVO BLOG!!!

The Star disse...

Muito fixe, João. Já ouvi a música que recomendaste dos Toranja, é puro rock, muito energética. Tenho de descobrir as restantes.
Obrigada pela dica.
Beijocas.

Andreia disse...

gosto de toranja e adoro esta musica deles...

Anónimo disse...

Toranja é uma banda genial. Capaz de nos fazer pensar que talvez nem tudo que é de hoje e português tem de ser necessariamente mau."Fogo e noite" é sem dúvida das melhores músicas desta banda. Com uma melodia que nos dá vontade de dançar e gritar a letra como se não houvesse amanhã!;)

Anabela disse...

Estilo rock... mais old school...?

Ó João, eu gosto de rock, e mais ainda da old school... mas estes moços nada têm disso, digo eu...

Os Toranja, a mim, não me dizem nada... mas isto sou eu, com as minhas manias...
... mas é verdade, existe mercado para eles. Ainda bem para eles.

No entanto, tenho que discordar com "the star":

acho que a voz do Bettencourt não é nada por aí além, a música é o que penso e já disse, mas o sinistro é que o "conjunto" (ou agrupamento musical) parece funcionar... Vá-se lá perceber como.