segunda-feira, outubro 30, 2006

Zeca Afonso



Seria impossível passar mais tempo a publicar sobre os melhores artistas Portugueses sem fazer referência a Zeca Afonso.

Poeta, compositor e intérprete. Cantou como poucos o fado de Coimbra, é autor de lindas baladas, foi voz do povo contra o regime através da música de intervenção, e acabou por ser a sua voz a dar o mote é revolução de abril.

Vivou e morreu com humildade e simplicidade, e deixou uma obra riquíssima que muitos artistas têm sabido aproveitar e honrar.



Canção de Embalar

Dorme meu menino a estrela d'alva
Já a procurei e não a vi
Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será p'ra ti

Outra que eu souber na noite escura
Sobre o teu sorriso de encantar
Ouvirás cantando nas alturas
Trovas e cantigas de embalar

Trovas e cantigas muito belas
Afina a garganta meu cantor
Quando a luz se apaga nas janelas
Perde a estrela d'alva o seu fulgor

Perde a estrela d'alva pequenina
Se outra não vier para a render
Dorme qu'inda a noite é uma menina
Deixa-a vir também adormecer

Letra e música - ZECA AFONSO

5 comentários:

Anabela disse...

Epá! Mas não há ninguém que comente o Zeca Afonso?

Pronto! Então digo eu...

José Carlos Afonso é GRANDE!!!

É um marco na história da música portuguesa, na semântica da poesia, pela carga conotativa da mensagem, pela musicalidade que vai às origens da canção de Coimbra e recupera esse grande instrumento que é a guitarra clássica portuguesa, transformando o movimento de intervenção em muito mais que vozes da oposição.

Para mim este autor traduzirá sempre Liberdade.
Será sempre sinónimo de bandeira do povo.

Aprendi tudo o que havia para aprender sobre Zeca Afonso desde miúda, em casa, por transmissão paternal. Mais tarde, o idealismo volta a ser vivido em Coimbra, nessa magnífica Academia...

... Ah! Saudade...

ps. Zeca Afonso, Ary dos Santos e Carlos Paredes, obrigatório conhecer/ouvir, a quem passa por essa cidade e descobre a Academia para lá das sebentas.

tulipa_negra disse...

grande Zeca!!!!
tenho a colecção toda dos CDs dele graças aos meus pais que passaram pela difícil época pré e pós-25 de Abril.
gosto mesmo muito de o ouvir....

obrigada por teres falado nele!
beijinhos

Anabela disse...

Então, pá? Acabou-se o rol? Rádio Macau, Mão Morta, Brigada Vítor Jara, Blind Zero, Moonspell, Clã...

Como dizia a outra, sei lá!

Anónimo disse...

bem.... zeca sem duvida um dos melhores artista portuga... fizeste bem em lembra-lo...

Tanque Silva disse...

Zeca é eterno !!!