quarta-feira, fevereiro 07, 2007

O popular e o vanguardismo

Porque não só de cantigas é feita a nossa cultura, faço acompanhar a musica pela pintura neste regresso da musica popular portuguesa.

A música de Fausto, uma das pessoas que mais contribuiu e continua a contribuir para que esta não seja apenas uma lembrança do que antes se fazia ,mas sim uma herança actual e continua, é acompanhada pela mestria de um dos homens que mais inovou nas artes plásticas em Portugal!...Amadeo de Souza-Cardoso.

Com 12 discos gravados desde 1970 (dez de originais, uma colectânea regravada e um disco ao vivo), Fausto é presentemente um dos mais importantes nomes da música em geral e da música popular portuguesa em particular. E é, sobretudo, um inquestionável grande poeta da música.



O barco vai de saída
Adeus ao cais de Alfama
Se agora ou de partida
Levo-te comigo ó cana verde
Lembra-te de mim ó meu amor
Lembra-te de mim nesta aventura
P'ra lá da loucura
P'ra lá do Equador

Ah mas que ingrata ventura
Bem me posso queixar
da Pátria a pouca fartura
Cheia de mágoas ai quebra-mar
Com tantos perigos ai minha vida
Com tantos medos e sobressaltos
Que eu já vou aos saltos
Que eu vou de fugida

Sem contar essa história escondida
Por servir de criado essa senhora
Serviu-se ela também tão sedutora
Foi pecado Foi pecado E foi pecado sim senhor
Que vida boa era a de Lisboa

Gingão de roda batida
corsário sem cruzadoa
o som do baile mandado
em terra de pimenta e maravilha
com sonhos de prata e fantasia
com sonhos da cor do arco-íris
desvaira se os vires
desvairas magias

Já tenho a vela enfunada
marrano sem vergonha
judeu sem coisa nem fronha
vou de viagem ai que largada
só vejo cores ai que alegria
só vejo piratas e tesouros
são pratas, são ouros, são noites, são dias

Vou no espantoso trono das águas
vou no tremendo assopro dos ventos
vou por cima dos meus pensamentos
arrepia arrepia e arrepia sim senhor
que vida boa era a de Lisboa

O mar das águas ardendo
o delírio do céu
a fúria do barlavento
arreia a vela e vai marujo ao leme
vira o barco e cai marujo ao mar
vira o barco na curva da morte
e olha a minha sorte
e olha o meu azar

e depois do barco virado
grandes urros e gritos
na salvação dos aflitos
estala, mata, agarra, ai quem me ajuda
reza, implora, escapa, ai que pagode
rezam tremem heróis e eunucos
são mouros são turcos
são mouros acode!

Aquilo é uma tempestade medonha
aquilo vai p'ra lá do que é eterno
aquilo era o retrato do inferno
vai ao fundo vai ao fundo e vai ao fundo sim senhor
que vida boa era a de Lisboa



Precursor da arte moderna, tendo falecido prematuramente aos 31 anos de idade vítima de pneumonia, Amadeo de Souza-Cardoso não teve oportunidade de ver o seu trabalho reconhecido: seguiu o mesmo trilho dos vanguardistas de todos os tempos e de todas as actividades, administrando a incompreensão alheia. À humanidade custa a aceitar novos processos ou ideias e, por conseguinte, para os precursores, a apreciação objectiva e o coroamento dos seus esforços dá-se, ou no final da vida, ou somente após sua morte.

Aproximou-se primeiro ao Impressionismo e depois ao Expressionismo e ao Cubismo.


Lentamente, à medida em que os preconceitos em relação ao modernismo foram sendo afastados, o nome de Souza-Cardoso ganhou a devida importância em Portugal. Ninguém é culpado. Ele era um visionário, vivia fora do seu tempo, tal como outros tantos, pagou um alto preço por isso.

9 comentários:

Maçã de Junho disse...

"Foi pecado Foi pecado E foi pecado sim senhor"

Podia falar dos pecados destes artistas, do pecado que cada um deles marcou em mim, de como tenho Ary, Zeca, Sérgio, Palma, Barroso cravados da pele, no sorriso, de como a minha os poros da minha pele reagem perante o som das musicas que me fazem chorar, que fazem rir, que sempre me fazem sentir... Podia falar do pecado que cada poema que conheço de cor de faz regatear mais, me faz sentir pequena, mas ao memso tempo enorme!
Podia fazer um comentário a cada um dos teus posts, dizer o que penso, o que sinto....

Podia voltar para ver mais, podia... Posso... Vou!

Maçã de Junho

PS: Gostei muito

Brottas disse...

muito bom gosto.... um dia vou querer ter um blog sem ser o meu a mostrar os meus quadros... lol

sem-comentarios disse...

Eu adoro Fausto, vi um concerto dele há 2 anos, que foi excelente :))

Desinteressada,mas pouco disse...

João, continuas um artista como sempre.
Um abraço.Bom fim de semana

The Star disse...

As coisas que tu sabes e depois partilhas com o pessoal.
Muito obrigada pela poesia, pela pintura e pela música que aqui expões.
Tu, à tua maneira, és um verdadeiro artista, também. :)

Custódia C. disse...

Gostei desta junção Fausto .... Amadeo.
Gosto muito dos dois!

Anabela disse...

O quê? Escreve lá isso outra vez...!

Das duas, três. Ou este rapaz não é um futuro engenheiro, não senhor (que um engenheiro muito raramente pensa assim), ou é um verdadeiro engenhocas pensante! lololol

Sim senhor... Este post merece nota 19!
Andas a refinar o teu olhar pelas artes tugas... e fizeste-o muito bem. Parabéns.

o que foi que eu disse?

João Silva disse...

Brottas, se forem bons a malta pulica aqui!

Resto do pessoal;
Parem lá com isso! se querem elogiar mandem cartas ao Fausto! Já ao Amadeo é mais complicado mas pronto...

anabelacps;
Quanto à Engª, já estive menos arrependido...mas agora é tarde!:)

Mónica disse...

juntaste dois em um :-) mas pelas tuas opiniões dos posts abaixo e acima digo-te que talvez tiveste sorte!