terça-feira, março 13, 2007

Também é arte!

Das artes plásticas, a caricatura é considerada talvez uma das suas expressões menos “nobres”, mas é indesmentívelmente de todas as artes plásticas a que mais capacidade de intervenção no âmbito da crítica social e política.

É a capacidade de associar o humor ao talento artístico de desenhar que faz com que as caricaturas e os “cartoons” façam chegar facilmente ao público a sua mensagem.




O primeiro grande nome a ficar eternizado na nossa cultura é talvez o de Raphael Bordalo Pinheiro.
Para sempre ligado à personagem por ele criada “Zé Povinho”, foi desenhador humorístico, ceramista e decorador.

O famoso manguito desbravou caminho a um novo tipo de humor artístico em Portugal.

Muitos caricaturistas e cartoonistas desde Bordalo Pinheiro até hoje têm retratado os episódeos da nossa história fazendo da sátira um prazer para alguns e um incómodo para outros.

De todos eles vou referir um, não porque seja melhor ou pior que qualquer outro mas sim, pela irreverência e pela coragem de pôr o dedo na ferida.


A capacidade de saber usar o palavrão, e o humor “ordinário” é uma arte difícil de gerir…
José Vilhena é um mestre nesse particular. Nasceu a 7 de Julho de 1927 e durante o regime salazarista, publicou mais de 70 livros, praticamente todos apreendidos pela censura. Os seus "excessos" levaram-no à prisão por três vezes.
Frequentemente Vilhena foi acusado de ser um pornógrafo, nomeadamente pela PIDE que se servia desse pretexto para lhe apreender os livros.












"De todos os caricaturistas e humoristas nacionais que por cá trabalham no riso, José Vilhena é sem dúvida o mais português de todos, porque não procura um novo género de humor, antes dá generosamente aquele que já existe no espírito pronto a servir" - Osvaldo de Sousa.


NESTE LINK está grande parte da informação que recolhi para este post. Visitem o pequeno texto que está na página ondem têm à dsposição vários links bastante uteis e interessantes.

10 comentários:

Anónimo disse...

claro que é arte, claro que aprecio; e desde já 1 brinde a todos os nossos caricatoristas que tantas vezes permanecem quase que na obscuridade; e brindo a ti também que os revelas.txin\ txix..

João Silva disse...

pra brindar estou cá eu! lol
mas com água não que dá azar;)

mas como dizes,eu só digo o que outros disseram ou fizeram...e isso não tem grande ciência. mas ainda assim obrigado plo brinde.

SONHADOR disse...

Arte pura.

Abraços.

Custódia C. disse...

Eram os dois, humoristas excelentes!

pinky disse...

bordalo pinheiro é do melhor e josé Vilhena fiquei agora a conhecer, muito divertido, bam ao estilo português!

Anabela disse...

Lembro-me do José Vilhena ser procesado pela Bárbara Guimarães, pela Alexandra Lencastre e pela Margarida Marante, pelas fotomontagens (quando o photo shop ainda era um sonho).

É a revista de humor que já mudou mais vezes de nome que eu sei lá (já foi Gaiola, já foi Fala Barato, já foi O Cavaco)...

... e é a melhor!

Šaяa disse...

Bem... nesse caso quando for publicado o livro "OS VERDADEIROS ARTISTAS..." também quero estar nos agradecimentos :)

Ou mesmo quando fizerem um programa tipo gato fedorento ali com o blog ao lado ;)

sem-comentarios disse...

Arte, criatividade...e humor do povo :))
ambos excelentes :)

Vladimir disse...

O que é para si o destino?

Gabriela Barbosa disse...

VC É CAPAZ DE IR DO 8 AO 80!!!ESSE BLOG É BOM PACAS!!MEU NAMORADO AMOU ESSE BLOGE,MAIS PRECISAMENTE,ESSA POSTAGEM!!!ELE É CARTUNISTA TBM!!!BEIJOS DA BRAZUCA!!!