terça-feira, abril 03, 2007

Peter's, a música e não só.

Os Trovante começaram em 1976, em Sagres, quando um grupo de amigos se juntou para fazer música. A sua formação original era constituída por João Nuno Represas, Luís Represas, Manuel Faria, João Gil e Artur Costa.
Em 1990 o grupo edita o seu último disco de estúdio "Um Destes Dias" que terá em "Timor"o seu maior êxito.
Entre 76 e 90, os Trovante deixaram uma forte marca na música portuguesa, com algumas canções que se mantêm firmes entre as mais ouvidas da nossa música.

Falo agora de um local Mítico na Ilha do Faial.
«Se velejares até à Horta e não visitares o “Peter”, não viste a horta na realidade». Esta é, sobretudo entre os yatchmen (velejadores), uma expressão comum que expressa uma realidade que se foi constituindo em torno de um café-bar que ganhou uma projecção mundial notável primeiro entre o “iatismo” internacional que lá encontra acolhimento, apoio, e ambiente para aceso e franco convívio, depois entre o comum turista que lá busca a mística e a fama de um ambiente especial e de um gin único.
A meio caminho entre a Europa e a América, os Açores são geograficamente um ponto estratégico de paragem obrigatória nas navegações atlânticas.
Desde o principio do séc. xx que o “Peter” café Sport tem passado de pai para filho na família Azevedo, mantendo firme a herança da tradição pela qual este local mítico ganhou a sua dimensão mundial.
A mística do “Peter” está bem retratada na canção que lhe foi dedicada pelos trovante. Para mim uma das melhores da banda, e qe tem uma mensagem espectacular na sua letra.
Mais do que um café o “Peters” é um cartão de visita de Portugal no mundo. Um ícone da nossa cultura na arte de bem receber, de ajudar que vem solitário em viajem, de esperar com os braços abertos, e um acenar de amizade na partida que leva na saudade de um copo de gin a vontade de voltar.
Vale a pena ler a AQUI a historia do “peter”.

PETER´S - TROVANTE



Encontro uma ilha
Será maravilha ou tem
O que ninguém deu
Durante a viagem
P´ro outro lado

É mais outra ilha
Será que é mais outro porto
Em que se bebeuE se esqueceu
Um outro fado

[refrão]

Há quem espere por nós assim
Mesmo ao meio da rota do fim
Há quem tenha os braços abertos
Para nos aquecer
E acenar no fim

Há quem tema por nós assim
Quando os barcos partem por fim
Há quem tenha os braços fechados
Com beijo jurado
Eu voltarei pra ti


Nunca é miragem
Sabemos que o cais é certo
É a estrela polar
Em sol aberto
A castigar

Ficamos mais perto
Sentimos mais dentro a força
Do que nós somos
E do que queremos
Reconquistar

[refrão]

Dança de nuvens
O vento é meu companheiro
P´ra me embalar
No meu repouso
De aventureiro

[refrão]

9 comentários:

sem-comentarios disse...

É um bar lendário, sem dúvida.
Um dia que vá ao Faial, concerteza que lá irei.
Eu adorava os Trovante e viu-os 2x ao vivo.
Essa musica deles é um espectaculo, agora desconhecia o video :=)**

João Silva disse...

sem-comentários o vídeo é natural que desconheças. Fui eu que o fiz... :)

Anónimo disse...

sabes lá..á conta de cantarolar bem alto ali numa esplanada da praia uma cançãozita das deles; fui aplaudida de pé por 1 françês que acabou por me raptar e casar comigo(mas não te preocupes,voltei rápidamente ao nosso portugalzito, mas nunca mais mostro os meus dotes a ninguém, he.he.hee..)
agora ía ía era até á horta contigo beber uns canecos valentes lá no peter, ó se ía carago!..

João Silva disse...

nena, eu não sou apreciador de Gin, mas bebia lá um já que tem fama de ser uma especialidade única!
...olha que não sei se querias ir comigo, mas ponto...Mas por mim era já! eheh

Custódia C. disse...

O que eu gosto deste teu espaço.
Parabéns pelo clip João!
Dos Trovante nem se fala ... Gosto muito

Anabela disse...

ok, tudo certo, rapaz.

Mas podes sempre ir ali ao Parque das Nações, ao Peter's Sport, comer uma tosta mista açoreana e olhar para o firmamento, da esplanada, como quem vê a ilha do pico, e fingir que não está lá o Samouco, Alcochete, o Montijo ou o Seixal...

João Silva disse...

anabela, já o fiz! mas consta que o gin não é nem por sombras igual ao "especial" do peter da Horta.

Hummmm, não me convençes! Para imitações já me chegam as importaões chinesas!

as velas ardem ate ao fim disse...

Engraçado...tenho saudades de ouvir os Trovante.

bjinhos

Anónimo disse...

Para quem gosta da música de Luís Represas e Trovante aqui vai um link de homenagem a quem já muito fez pela música portuguesa:

www.chavedossonhos.blogspot.com