terça-feira, junho 19, 2007

Julio Pereira

O novo disco foi baptizado de "GEOGRAFIAS" , e está disponível para todos o decobrirmos. Por isso é uma pequena viagem no tempo que sugiro.

As notícias recentes do regresso aos albums de Julio Pereira enquanto autor e interprete fizeram-me reavivar algumas memórias de infância.
Memórias das noites junto à lareira a ver tv em que o meu avô me ensinava que o figura singular de cabelo comprido e “barbicha” a que eu chamava o homem do cavaquinho era Julio Pereira. O “o homem dos 7 instrumentos” como o meu gostava de lhe chamar.


Das guitarras, à viola braguesa, passando pelo célebre cavaquino e pelo badolin muitos são os intrumentos que se fazem arte nas mãos de Julio Pereira.
Ao longo de mais de 30 anos de carreira este notável instrumentista lançou 15 discos, produziu 30, e com instrumentista participou em mais de 50!


Dos inumeros artistas com os quais colaborou podemos destacar: Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Zeca Afonso, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, J. Barata Moura, Jorge Palma, José Mário Branco, Janita Salomé, Pete Seeger, João Afonso,Eugénia Melo e Castro, Sara Tavares…. Etc.
Muitas vezes não o saber, algumas das melodies intrumentais que sabemos trautear de trás pra frente são da autoria de Julio Pereira.

Um exemplo disso é esta musica, oiçam pelo menos até meio e diagam lá se conheçem ou não!


6 comentários:

Lua disse...

Acho que é mais um daqueles artistas que se fosse lá fora teria um grande êxito, é uma pena...

Ana A. disse...

Este blog está nomeado para as 7 Maravilhas da Blogoesfera!
Mais informações lá no tasco!

Custódia C. disse...

Ouvi até ao fim :) é uma bela melodia!

Anabela disse...

João,

Pasma-te! Eu toco cavaquinho! ahahah (tonteiras de Coimbra)

Adoro o Júlio Pereira. É uma mais valia para os sons tradicionais deste nosso Portugal.

Assim de uma assentada só, ele, os Rão Kyao e a Brigada Vítor Jara, são um must, na sonoridade, e sabem utilizar e bem estes instrumentos tão tugas.

Vá, parabéns pela escolha.

Pequenina disse...

Gostei muito muito muito :)

Andreia disse...

adorei... boa escolha